A avaliação se inicia com uma boa anamnese e exame clínico pelo médico. A anamnese detecta fatores de risco ou sinais/sintomas de doença cardiovascular ou de outros sistemas. É importante a investigação da história familiar já que algumas patologias tem herança genéticas. As queixas também apresentam grande importância. Sintomas como dor torácica, palpitações, “cansaço” aos esforços, episódios de taquicardia, tonturas e desmaio, podem estar relacionados a diversas patologias cardíacas e devem ser valorizados.
Deve ainda ser realizado um exame físico cuidadoso com atenção na aferição da pressão arterial, ausculta cardíaca e pulmonar e avaliação dos pulsos periféricos.
Com relação aos exames complementares, o eletrocardiograma é um exame muito importante. Outros exames que podem ser utilizados são o teste ergométrico e ecocargiograma, mas não são de rotina nesse caso. Suas indicações dependem de alguns fatores como a intensidade da atividade física, dados da anamnese, queixas clínicas, do exame físico realizado ou idade do paciente.
Antes de iniciar sua atividade física procure seu cardiologista. Esporte é e tem que continuar sendo SAÚDE!!!
atendimentocdcbh@gmail.com